Lixo nas praias
A grande maioria dos brasileiros tem o costume de passar a virada do ano nas belas praias do nosso litoral. A tradição manda comemorar com uma farta ceia e champanhe, o que não é possível para boa parte da população.É com muita alegria que nos colocamos a beira-mar minutos antes da meia noite do dia 31 e comemoramos com nossos amigos e parentes a chegada do novo ano.
Porém, na maioria das vezes, em meio à alegria, esquecemos de recolher o lixo produzido pela nossa euforia, como rolhas do champanhe, garrafas, velas, oferendas, flores...
Todos esses materiais ( com exceção das flores que são biodegradáveis ) demoram um bom tempo para se decomporem, além de causarem sérios acidentes, como cortes ou contaminações.
Assim, há um certo desequilíbrio ecológico no meio ambiente, deixando várias seqüelas. Por exemplo: se um pedaço de papel alumínio, aquele que envolve a rolha do champanhe, estiver na água, um peixe pode confundi-lo com um alimento e comê-lo. As conseqüências podem ser desastrosas.
Esse é um pequeno exemplo do que pode acontecer. Porém tudo isso pode ser evitado se:
• Recolhermos todo o lixo da areia quando formos embora;
• Não urinar nas areias ou no mar, afinal de contas existe banheiro para isso;
• Quando for caminhar, levar consigo um saquinho de lixo. Ao encontrar qualquer detrito, não custa nada abaixar-se e recolher, destinando-os devidamente.
Cuide bem das nossas praias e bom Ano Novo!
Repórter: Junior Anes
0 comentários:
Postar um comentário