INEA receberá sugestões para uso público dos parques.
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) vai instituir novas diretrizes para o uso público dos parques estaduais administrados pelo Instituto. As sugestões devem ser encaminhadas para o e-mail dipab@inea.rj.gov.br.Segundo o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas ,André Ilha, as normas consagram princípios importantes, motivo de diversas palestras da equipe, e que foram inclusive incorporados pelo ICM-Bio, como a não-obrigatoriedade da contratação de guias para entrada em parques.
- O que seria uma aberração, uma vez que eliminaria a prática amadora de esportes de aventura em qualquer área protegida. A proposta introduz, também, um conceito desenvolvido com sucesso pelo US Forest Service chamado "limites aceitáveis de mudança" ("limits of acceptable change"), que substitui, com vantagens, o antigo conceito de "capacidade de carga", pouco eficaz e de dificílima determinação na prática – explica o diretor da Dibap.
Portanto, as novas regras propõem, entre outras coisas, a preservação das práticas dos esportes amador, de aventura e radicais, nos parques estaduais, conforme definidos pelo Ministério dos Esportes, e também disciplina sua prática comercial.
As sugestões pertinentes serão consolidadas numa última rodada de discussões, antes de o documento ser enviado à Procuradoria do Inea para o aval jurídico e, posteriormente, para as instâncias superiores.
Repórter: Douglas Nunes
0 comentários:
Postar um comentário